Caracterização das crianças a partir da nossa observação
A sala dos mimos era composta por 12 crianças, 6 do sexo feminino e 6 do sexo masculino.
Daquilo que conseguimos observar e reter, a maior parte dos bebés conseguia gatinhar e deslocava-se com facilidade. Ao se aperceberem, por exemplo, que a hora do lanche se aproximava, descolavam-se para a mesa à espera da sua vez para comer (paciente ou impacientemente).
Havia, notavelmente, diferença entre os bebés de 6 meses e os mais velhos. Enquanto que os mais novos se dedicavam à descoberta dos próprios membros, como mãos, pés e dedos, os mais velhos, entreteriam-se com simples objetos como caixas de cartão.
Daquilo que conseguimos observar e reter, a maior parte dos bebés conseguia gatinhar e deslocava-se com facilidade. Ao se aperceberem, por exemplo, que a hora do lanche se aproximava, descolavam-se para a mesa à espera da sua vez para comer (paciente ou impacientemente).
Havia, notavelmente, diferença entre os bebés de 6 meses e os mais velhos. Enquanto que os mais novos se dedicavam à descoberta dos próprios membros, como mãos, pés e dedos, os mais velhos, entreteriam-se com simples objetos como caixas de cartão.
Relativamente às suas personalidades, as crianças
demonstravam-se curiosas e amáveis. Procuravam sempre o afeto e estabeleciam
brincadeiras simples mas de conexão connosco e com as auxiliares e educadoras. Algumas,
por outro lado, mostravam-se mais resguardadas e apreensivas.
As educadoras e auxiliares tinham em conta a hora da
última refeição de cada bebé de forma a estabelecer uma ordem de quem iria
comer primeiro, uma vez que, eram responsáveis por lhes dar a comida.
Estas, incentivavam também os bebés a se deslocar e
movimentar, indo, por exemplo, para o lado oposto da sala chamando o bebé de
forma a cativá-lo.
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