Caracterização das crianças a partir da nossa observação


A sala dos mimos era composta por 12 crianças, 6 do sexo feminino e 6 do sexo masculino.
Daquilo que conseguimos observar e reter, a maior parte dos bebés conseguia gatinhar e deslocava-se com facilidade. Ao se aperceberem, por exemplo, que a hora do lanche se aproximava, descolavam-se para a mesa à espera da sua vez para comer (paciente ou impacientemente). 
Havia, notavelmente, diferença entre os bebés de 6 meses e os mais velhos. Enquanto que os mais novos se dedicavam à descoberta dos próprios membros, como mãos, pés e dedos, os mais velhos, entreteriam-se com simples objetos como caixas de cartão. 
Relativamente às suas personalidades, as crianças demonstravam-se curiosas e amáveis. Procuravam sempre o afeto e estabeleciam brincadeiras simples mas de conexão connosco e com as auxiliares e educadoras. Algumas, por outro lado, mostravam-se mais resguardadas e apreensivas.
As educadoras e auxiliares tinham em conta a hora da última refeição de cada bebé de forma a estabelecer uma ordem de quem iria comer primeiro, uma vez que, eram responsáveis por lhes dar a comida.
Estas, incentivavam também os bebés a se deslocar e movimentar, indo, por exemplo, para o lado oposto da sala chamando o bebé de forma a cativá-lo.
Aquando do choro, era sempre evitado o colo, tentando, apenas, que a criança desenvolvesse sozinha a atividade que pretendia.  












Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Instituição

Apresentação